15 - PAS 3 - Conto 'Os laços de família' e o poema 'Não vou mais lavar os pratos'



      


Olá, gente.


A partir das obras do PAS cujos títulos estão registrados acima, gostaria de propor a você uma  intertextualidade a partir da realidade familiar de Catarina (conto) e a realidade feminina do eu lírico feminino (poema). Ao final, deixo duas perguntas para reflexão. 


No link abaixo, você encontra o conto na íntegra, a partir da página 5 impressa. O poema, a partir da página 17 impressa.


Sobre as obras.


Os laços de família é um dos contos da coletânea Laços de família (1960), da autoria da Ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector (1926-1977), destaque da terceira geração modernista.

A terceira geração modernista/geração de 45 foi caracterizada pela experimentação linguística. Nesse sentido, o trabalho com a palavra e o rompimento com a narrativa tradicional fazem parte desse processo. Em poetas como João Cabral de Melo Neto e João Guimarães Rosa, esse trabalho linguístico com o vocabulário é muito recorrente. Em Clarice Lispector, a ruptura da narrativa é prática recorrente em suas produções.

A dificuldade na compreensão dos textos da escritora ocorre porque a ação deixa de ser prioridade e passa a ser algo secundário, ao passo que as impressões e o fluxo de consciência passam a sê-la Em alguns casos, o tempo deixa de ser linear. O monólogo interior (técnica narrativa que explora a mente das personagens, exprimindo o fluxo ininterrupto de seus pensamentos e lembranças) é marcante nos escritos da autora. Além desse fluxo de consciência, temos o que a tradição literária denominou de epifania, termo originalmente relacionado à religião que, em Clarice, adquire o sentido de revelação, a tomada de consciência da personagem , ainda que a trajetória se mantenha inalterada.

Não vou mais lavar os pratos é um dos 123 poemas da autoria da carioca Cristiane Sobral (1974 -      )  que está no livro do mesmo nome, publicado em 2010. Segundo o site http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/203-cristiane-sobral ,  a abordagem ao racismo estrutural, às  questões de gênero e à etnicidade na sua produção literária são uma constante da escritora. 

Apesar das diferenças na linguagem, no estilo, na época apresentada e na trajetória das protagonistas nas duas obras acima, reflita:

a) Catarina (conto) e a voz feminina (poema) experimentaram os mesmos dilemas?

b) As decisões tomadas por elas caminham em uma mesma direção?

Boa leitura.
Bom estudo.
Fernando Fernandes

    



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