13 - PAS 3 - Conto 'A gente combinamos de não morrer' de Conceição Evaristo

 




Oi, gente.

No link abaixo, você encontrará o link direto para o conto A gente combinamos de não morrer, leitura elencada pela UnB para o PAS 3/2025 

Link direto para o conto A gente combinamos de não morrer
https://drive.google.com/file/d/1RYkKZtLjY-UBWrLlAUOcHt9RcU0SjQuo/view

Sobre a autora, Conceição Evaristo nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Trabalhou como empregada doméstica, tornou-se professora e fez faculdade de Letras, além de mestrado e doutorado. Mas, apesar de consagrada como escritora, não foi eleita pela Academia Brasileira de Letras em 2018. Em 2023 foi agraciada com o Prêmio Intelectual do Ano, Concedido pela UBE – União Brasileira de Escritores e, em 8 de março de 2024, tomou posse como integrante da Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira de número 40.

A escritora criou o termo escrevivência (aglutinação das palavras escrever e vivência) para fazer referência a escritas que abordam suas memórias pessoais e coletivas. Em relação a temas, as problemáticas voltadas para gênero e etnia.

Sobre o conto A gente combinamos de não morrer, ele é um dos quinze contos da coletânea Olhos D'água, publicado em 2014. A narrativa do conto gira em torno de uma família (Bica, seu marido Dorvi e o recém-nascido; a mãe de Bica e Idago, o irmão dela assassinado) que vivem em um ambiente permeado pela violência. Há um pacto entre eles de não morrer.

A narrativa é estruturada em um narrador em primeira pessoa. A dificuldade maior ao longo da leitura é a alternância dessa voz entre os integrantes da família. 


Para refletir.

a) A partir da leitura feita, percebe-se a existência de um jogo de forças da mesma forma que forças antagônicas (opostas) digladiavam-se entre si em O Cortiço em que o ambiente determinava o comportamento das pessoas. Que forças contrárias, nesse conto, se fazem presentes?

b) No caso de O Cortiço, o ambiente era mais forte. E nesse conto, como você analisa esse jogo de forças? A família envolvida na narrativa será capaz de cumprir o pacto firmado entre eles?

c) Por favor releia o poema Quintal, publicado anteriormente. Relacionando o conto com o poema, o que há em comum na trajetória de Bica - no conto - e da narradora no poema em termos de história de vida?

d) As forças antagônicas apresentadas nas duas primeiras reflexões se fazem presentes no poema? Justifique.


Boa leitura.
Bom estudo.

Fernando Fernandes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 - Enquete

1 - Boas-vindas

2 - Obras do PAS 3/2025 - links úteis