4 - Análise de peça publicitária - um exemplo

 

            

            Olá, gente.

       Gostaria de deixar como exemplo uma possibilidade de análise de peça publicitária contra a dengue, dentro do que foi pedido a vocês elaborarem em sala.

           No meu caso, eu estou em casa, escolhi um folder com toda a calma e pude elaborar um pequeno texto sobre ele, também no conforto do meu lar. Nesse sentido, relevei alguns pequenos problemas tendo em mente que vocês não tiveram a chance de escolher qual análise efetuar e que a produção aconteceu em um momento avaliativo. 

             Vamos lá.    

            Na peça publicitária divulgada pela prefeitura de Guaxupé – MG sobre o combate à dengue, um folder foi apresentado em que três mosquitos formam uma banda musical sendo um ao violão, outro ao pandeiro e um terceiro como baterista. Todos estão em ação sobre palco  formado por diferentes recipientes (latas e pneus, sendo que um deles revela o nome da banda musical). Nas frases de efeito, os apelos ao cidadão  para não deixar o mosquito fazer festa no fundo do seu quintal e não ficar assistindo à festa de camarote. Por fim, o apelo para que toda a água parada seja eliminada.

Considerando os efeitos de sentido pretendidos pela relação entre a imagem como um todo e a epidemia da dengue, a metáfora foi empregada para ampliar o sentido original, pois festa, aqui, se relaciona à ação dos mosquitos na população e também para que nós não assistamos a essa festa de camarote, isto é, não fiquemos indiferentes ao problema e eliminemos todos os focos do mosquito. Por eles exercerem ação humana ao tocar instrumentos musicais, temos a prosopopeia como figura de linguagem por conta da personificação.

A genialidade da peça publicitária está na relação entre festa (algo que gostamos de curtir) e festa (a propagação da dengue em alta escala); camarote (lugar privilegiado em um evento) e camarote (indiferença à presença de água parada); e o caráter lúdico a um problema tão sério, ao personificar os transmissores da doença como instrumentistas.

Espero que esse exemplo pronto possa, de alguma forma, ajudar cada um de vocês.

Abraços,

Fernando Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 - Enquete

1 - Boas-vindas

2 - Obras do PAS 3/2025 - links úteis