19 - PAS 3 - O Quinze - Rachel de Queiroz

     

     

Oi, gente.

Dessa vez, conversaremos sobre um romance, também obra do PAS 3/2025. Seu título é O Quinze, foi publicado em 1930 pela escritora Rachel de Queiroz (1910/2003), um dos destaques da segunda geração modernista ou geração de 30. 

Como outros romances da geração de 30, eles possuem um caráter regionalista voltado para o Realismo e, algumas vezes, para o Naturalismo. Nesse sentido, diferem muito do regionalismo indianista/regionalista  proposto por José de Alencar, por exemplo, em Iracema e Inocência. respectivamente.

A obra possui uma narrativa enxuta e uma visão crítica das relações sociais apresentadas e dá destaque ao psicológico das personagens.

Quanto ao enredo, o romance tem como espaço o Ceará e revelam com intensidade a problemática social do Nordeste. Mesmo a autora tendo pouco mais de 20 anos, a obra revela traços simples, porém vigorosos a partir de fatos reais. Tendo como pano de fundo a grande seca de 1915, Chico Bento é demitido do seu emprego de vaqueiro e vê-se constrangido a enfrentar o sertão com a esposa Cordulina e os filhos Josias, Pedro e Duquinha para, saindo de Logradouro, chegar até Quixadá. Depois, nova jornada de aproximadamente 150km até Fortaleza. No caminho, a cunhada (Mocinha, irmã de Cordulina) fica por conta de falsa promessa de emprego; o filho Josias morre envenenado ao comer mandioca crua; Pedro (12 anos) desaparece sem deixar vestígios; e o caçula Duquinha (Manuel, verdadeiro nome), à beira da morte, acaba sendo entregue à madrinha Conceição em Fortaleza, que consegue salvá-lo. Por fim, o casal parte para São Paulo em busca de melhor condição de vida. 

Abaixo, link direto para a obra.

Após a leitura da obra, reflita sobre os seguintes aspectos

a) Um romance escrito há quase cem anos ainda é atual, considerando a realidade do sertanejo nordestino do século XXI? 

b) No romance, há a citação a um Campo de Concentração. Que lugar é esse? E qual era seu propósito? E como esse Campo contribuiu na caminhada de Chico Bento e sua família?

Boa leitura.
Bom estudo.
Fernando Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 - Enquete

1 - Boas-vindas

2 - Obras do PAS 3/2025 - links úteis